A IMPORTÂNCIA DE COMER SALADA PARA COMBATER A COMPULSÃO ALIMENTAR

Sim, criar o hábito de comer uma boa quantidade de salada regularmente, ajuda a combater a compulsão alimentar.  Este é um gráfico simples que pode te ajudar a entender o porque é tão difícil o auto controle para emagrecer em algum caso e o proque certos alimentos viciam.
Imagem
O nível no gráfico é o nível de saciedade e prazer que alguns alimentos nos dão e o que acontece algumas horas depois de ingerimos.
Salada apesar de serem muito saborosas, não dá a mesma sensação de saciedade e prazer que alimentos ricos em açúcar ou farinha branca, porém esses mesmo alimentos que nos satisfazem imensamente horas depois geram um nível inverso de saciedade, gerando até ansiedade e vontade para consumirmos mais alimentos dá mesma classe.
A longo prazo, isso funciona como uma droga, cada vez mais a pessoa vai buscar maiores quantidades de açúcar e carbos não integrais pra se satisfazer e cada vez mais o nível de saciedade vai cair horas depois, criando um vício de sempre comer mais e mais, podendo levar a obesidade.
A Salada apesar de não satisfazer tanto o nível de saciedade e prazer não despenca horas depois como acontece com a ingestão de  açúcares e farinha branca.
Uma dica é comer um pouquinho de doce no dia, para não viciar e não criar abstinências, pois fomos acostumados com estes alimentos desde pequenos. Tira-los totalmente do cardápio também pode ocasionar uma compulsão.
Esses estudos são baseados no Open Course da Yale University.
Psicologia, Biologia e Política dos Alimentos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s